Seja bem-vindo!

Muito obrigado por acessar o nosso blog!



Esperamos que ele possa trazer informações relevantes bem como contar com sua colaboração no sentido de nos enviar sugestões, opiniões e comentários. Venha nos visitar sempre, será um prazer tê-lo(a) conosco.



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

THEATRALHA CIA apresentou:



O Homem que Calculava

8/11 às 14h e às 20h

1 – CONTEXTO HISTÓRICO


A história de O HOMEM QUE CALCULAVA se passa durante o apogeu do Império Muçulmano, entre os séculos 11 e 12, quando os árabes dominaram quase toda a Europa, e Bagdá era a principal cidade do mundo árabe, com um milhão de habitantes. Durante essa época, os árabes tiveram grande importância em vários ramos de conhecimento: na matemática, na medicina, nas artes de um modo geral (a tapeçaria persa, os arabescos, a arquitetura árabe). Desse período, restou na Europa uma forte herança cultural, que se reflete até hoje, principalmente na música e na arquitetura de Portugal e Espanha.

2 – A RELIGIÃO MUÇULMANA

Malba Tahan, dotado de um espírito ecumênico, mistura na sua obra citações bíblicas e do Alcorão. Os adeptos do islamismo (que vem da palavra islã = resignação, ou seja, total submissão à vontade de Deus) são chamados também de muçulmanos (que significa crentes) e de maometanos, (seguidores de Maomé, que fundou a religião muçulmana no ano de 622 depois de Cristo). O Corão ou Alcorão é o livro sagrado da religião. O número de muçulmanos ultrapassa, hoje, um bilhão de pessoas. Maomé é considerado o último dos profetas, depois de Adão, Noé, Abraão, Moisés e Jesus. A religião proíbe a bebida, o jogo, a ingestão de carne de porco, e impõe severas restrições às mulheres.

3 – AS CLASSES SOCIAIS

O Califa é a autoridade suprema, e é tido como descendente direto de Maomé. Acredita-se que ele tudo ouve e tudo sabe. Seu poder é absoluto e inquestionável, e ninguém lhe dirige o olhar diretamente nem lhe dá as costas.

Um Vizir equivale a um ministro. Normalmente é um cargo de confiança, exercido por parentes ou pessoas muito próximas ao Califa. Um Grão-Vizir equivale ao cargo de um Primeiro Ministro.

Sheik é a denominação que se dá às pessoas ricas, cultas ou que por qualquer motivo sejam importantes para o povo ou para o governo.

Beduínos são povos nômades, que perambulam pelo deserto, muitas vezes assaltando e saqueando as caravanas.

4 – A SITUAÇÃO DA MULHER NO MUNDO ÁRABE

No islamismo, cada homem pode ter mais de uma esposa, desde que consiga sustentar a todas. Algumas das restrições que o Alcorão impõe às mulheres: não podem estudar, trabalhar fora de casa, ter vida social, etc. Só saem de casa acompanhadas de uma pessoa da família, e não devem se deixar ver, porisso o costume dos longos mantos e dos véus.

Muitas dessas restrições, e outras, continuam em vigor em diversos países muçulmanos, onde ainda existe o harém, local onde as mulheres ficam isoladas, e escondidas das pessoas estranhas à família.

5 – GEOGRAFIA: LOCALIZAÇÃO, CLIMA, CIDADES PRINCIPAIS, ETC.

Bagdá é hoje a capital do Iraque, onde habitaram os sumérios, 4.000 anos antes de Cristo, depois os acádios, os babilônios, os assírios e os caldeus. Por volta do ano 1000d.C. era a maior cidade do planeta. Situa-se às margens do Rio Tigre, a única região que não é desértica em todo o país. No deserto, num mesmo dia pode-se passar de uma temperatura de 40 graus, debaixo do sol, para zero graus à noite. A água é rara, assim como a vegetação, que só são encontradas nos oásis, pequenas áreas encravadas no meio da imensidão de areia.

6 – A MATEMÁTICA NO DIA A DIA

A matemática está presente em todos os momentos da nossa vida, muitas vezes de forma imperceptível. Atravessar uma rua, fazer compras, cozinhar, etc., são atividades que, como uma infinidade de outras, envolvem conceitos matemáticos. Observar as palavras do personagem Beremiz Samir: o pintor que traça as proporções e as retas, o poeta que conta os versos e mede a cadência das sílabas, e até o mais humilde trançador de esteiras, todos são bons e hábeis calculistas.

7 – A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO E O CONFLITO ENTRE A FORÇA E A SABEDORIA

Um dos conflitos básicos da humanidade. Nem sempre a força tolera a sabedoria, que quase sempre a desmascara. Se num primeiro momento a força bruta muitas vezes prevalece, ao longo do tempo a vitória é sempre da sabedoria. Na peça, a força bruta do General Tara-Tir é vencida pela força dos conhecimentos de Beremiz Samir, o calculista.

No mundo atual, o conhecimento é cada vez mais importante, e essencial para gerar melhores oportunidades numa sociedade onde a concorrência e os desafios são constantes.

8 – A MATEMÁTICA COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO

Malba Tahan defende que o estudo da matemática nos torna mais hábeis não apenas para a utilização dos números nas coisas práticas da vida, mas também para o exercício do raciocínio e do pensamento abstrato, para as artes em geral, e até mesmo para o desenvolvimento da espiritualidade, pois a matemática busca sempre aquilo que é certo e o que é belo.

9 – MALBA TAHAN – o escritor brasileiro que se passou por árabe: consultar a biografia existente no programa da peça e no site www.theatralha.com.br

10 – CENÁRIOS E FIGURINOS

Os cenários e figurinos da peça sugerem imagens características das regiões árabes: o deserto, os minaretes (torres das mesquitas), a delicadeza da arte decorativa árabe. O piso em xadrez estilizado destaca a cena do jogo de xadrez entre o Califa e o calculista, onde os homens são associados às peças do jogo e a nossa vida ao tabuleiro onde nos movimentamos: o que seremos no fim do jogo depende dos rumos que tomamos e de quem nos cercamos no desenrolar de cada jogada.

Os figurinos são típicos e calcados nos trajes tradicionais: turbantes, mantos, véus. Observar que cada personagem tem uma cor predominante.

11 – MOVIMENTAÇÃO DAS PERSONAGENS

A movimentação de algumas das personagens é coreográfica, e calcada no Tai-Chi, ou Tai-Chi-Chuan, uma modalidade de exercícios chineses para a contenção da ansiedade, equilíbrio energético, etc. Notar que cada personagem da peça tem uma movimentação e uma postura características. No caso de Telassim, há uma mistura de Tai-Chi e dança do ventre, uma tradição milenar dos árabes, que exalta a sensualidade como forma de arte.

12 – PERSONAGENS PRINCIPAIS

Toda a ação gira em torno de Beremiz Samir, o pastor de ovelhas que se torna um famoso calculista. Outras personagens importantes: Hank Tade Maiá, o viajante; Grão-Vizir Ibrahim Iezid, pai de Telassim, com quem Beremiz vem a se casar, e o Califa Al-Motacém Bilah. O vilão da história é o General Tara-Tir, que se impõe como candidato a desposar Telassim.

FONTE: site da THEATRALHA CIA

Marcelo Juliano

Núcleo de Ação Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário