Seja bem-vindo!

Muito obrigado por acessar o nosso blog!



Esperamos que ele possa trazer informações relevantes bem como contar com sua colaboração no sentido de nos enviar sugestões, opiniões e comentários. Venha nos visitar sempre, será um prazer tê-lo(a) conosco.



quinta-feira, 29 de julho de 2010

DICAS DE LEITURA

A BIBLIOTECA "AUGUSTO DOS ANJOS" DÁ A DICA

FAUSTO - Johann Wolfgang von Goethe.

A figura do Dr. Fausto, que vendeu a alma ao diabo em troca de saber e prestígio sobrenaturais, deu origem a uma lenda imortalizada na arte ocidental.
A partir da lenda faustiana, Goethe trata do conflito de um homem que se dilacera entre a vontade de se elevar espiritualmente e a atração pelos prazeres e bem terrenos.
Súmula da razão e emoção, consciência e natureza, a peça é uma das obras-primas da literatura universal.
Fausto é um poema dramático em que Goethe trabalhou desde a juventude; teve a sua primeira parte publicada em 1808, e a segunda, postumamente.

CRIME E CASTIGO - Fiodor Dostoievski


Crime e Castigo é indubitavelmente uma das principais obras primas da História da Literatura Universal, unanimemente reconhecido em todas as culturas ocidentais como um dos happy few romances de todos os tempos, bem acolhido nas mais diversas línguas e culturas, fascinando a leitores das mais diversas inclinações ideológicas, de ateus a cristãos fervorosos, de empedernidos comunistas a liberais radicais.
O romance narra a história de Raskolnikov, um jovem estudante da Rússia czarista do século XIX, de origens pobres, mas eivado de uma avassaladora ambição. Raskolnikov é taciturno, profundo, arredio e vive em uma mansarda miserável de São Peterburgo. È um homem introspectivo, cerebral, doente de idéias. Na solidão de seu decrépido quarto de pensão é assolado por uma torrente de idéias progressistas e revolucionárias. Encarna o típico intelectual crítico pós-iluminista, racionalista e humanista que não se peja de fazer tabula rasa de todo o legado cultural tradicional de sua nação e de sua civilização. Tem algo de Maquiavel e de Nietszche. A moral cristã tradicional não lhe satisfaz, sente-se digno de superá-la, julga-se acima dela. Ainda estudante, publicou em um periódico local um artigo no qual defende a idéia de que os grandes homens da humanidade, os realizadores dos feitos descomunais, estão além do bem e do mal, e não tem o dever de se sujeitar às exigências éticas dos comuns mortais.

MAU HUMOR - Uma antologia definitiva de frases venenosas - Ruy Castro
Mais de 1600 citações de ironia, sarcasmo e humor ferino numa reedição condensada do melhor de O amor de mau humor, O melhor do mau humor e O poder de mau humor, com mais de 400 frases novas, de autores como Woody Allen, Millôr, Dercy Gonçalves, Groucho Marx, Bernard Shaw, Stanislaw Ponte Preta, Luis Fernando Verissimo e Mae West, entre outros.  

COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA - LUIS FERNANDO VERISSIMO
Segundo livro da série Ver!ssimo, que vai relançar toda a obra do autor. A coletânea de crônicas escolhidas por Ana Maria Machado traz o universo das histórias e personagens de Veríssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário