Seja bem-vindo!

Muito obrigado por acessar o nosso blog!



Esperamos que ele possa trazer informações relevantes bem como contar com sua colaboração no sentido de nos enviar sugestões, opiniões e comentários. Venha nos visitar sempre, será um prazer tê-lo(a) conosco.



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

GRUPO DE CAPOEIRA REPRESENTA CEU PAZ NA BIENAL DO LIVRO




-













        A Secretaria Municipal de Educação está novamente com um Estande na Bienal Internacional do Livro, e desta vez, convidou todos os CEUs para fazerem apresentações artísticas e culturais. Mestre Paulo, da capoeira Evoluarte levou seus alunos para o Parque Anhembi para se apresentarem e conhecerem o gigante Pavilhão de Exposições. Após a apresentação, educadoras da SME nos levaram para uma entrevista na Imprensa Jovem, Mestre Paulo, quatro integrantes da Capoeira e eu, fomos entrevistados, o que deixou os adolescentes muito gratificados ao saberem que estavam na rádio ao vivo, ao saberem que o repórter dava valor para a Capoeira, ele explicou, ”é um movimento cultural”. Algumas das crianças se lamentam quando os pais não dão valor a essa atividade e que segundo palavras do próprio adolescente “minha mãe acha que capoeira é Macumba!”. Mas os jovens capoeiristas do CEU Paz estão bem informados sobre a natureza da Capoeira, de ser uma arte marcial e também uma dança, e não tem nenhuma relação com religião. A confusão, que se faz vem das semelhanças musicais que a capoeira utiliza, com aquelas do Candomblé, que também se utiliza de cantos e atabaques. Mais triste e sério é o tom que tal semelhança é tratada (“Capoeira é Macumba”) com desprezo e preconceito, como se Candomblé e a Umbanda não fossem religiões dignas de valor e significado, por serem rituais e cultura afro-brasileira.

Marcelo Juliano
Coordenador de Ação Cultural
CEU Paz

NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL

NOVEMBRO 2012


03 /11
Projeto Vocacional Dança e Teatro
“Mostra 2012”

     A Mostra do Projeto Vocacional revelou um ambiente descontraído e bem humorado.  As Artistas – Orientadoras Natália e Marília promoveram junto a seus vocacionados (assim são chamados os participantes do projeto, ao invés de alunos) montagens que resgatam a identidade do bairro prezando valores éticos centrados na cidadania e na coletividade. O projeto tem 10 anos e é concebido pela Secretaria Municipal de Cultura.


07/11
CIA Plat Du Jour
“João e Maria”


      A Semana Ticket Cultura trouxe ao CEU Paz, além de uma boa variedade de filmes, dois excelentes espetáculos: “João e Maria” da CIA Plat Du Jour  e “Cante com o Peixonauta” da CIA Pia Fraus.
    

11/11
Thiago Pethit
“Estrela Decadente”

      Da série CEU é Show, Thiago Pethit acompanhado por um baixo e um teclado realizou um espetáculo que contou com aproximadamente 150 pessoas. A composição de Thiago é serena na maior parte dos casos, mesmo quando mais movimentada suas letras não chegam a deixar os ouvintes abandonados. O timbre é impecávelmente belo e ele, afinadíssimo.

12/11
CIA Giz de Cena
 “Meio Dia Panela Vazia”

       Esse espetáculo que já foi contemplado pela Lei de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura a alguns anos atrás, traz uma proposta rica de dança contemporânea enfocando o mundo das crianças, seus jogos e brincadeiras, suas soluções de movimentação corporal. São dançarinas que pesquisam seriamente formas de construção cênica bem justificadas, aprofundadas na própria experiência , inspiradas pela própria consciência corporal.

14/11
Projeto Fábricas de Cultura
“Ritos de Passagem”

         O grupo surgiu do Projeto Fábricas de Cultura e sua concepção é integrar as diversas linguagens corporais: dança, teatro, capoeira e música. Os participantes se tornam peças de uma engrenagem cênica onde o efeito final é extremamente belo e inquietador. 

21/11 e 22/11
Grupo d’Alma
“L’Illustre Molière”

         O grupo d’Alma é formado por atrizes e atores que cantam em coro. A direção da peça é de Sandra Corveloni, que esteve conosco no primeiro dia, ela é recém premiada (Prix d'interprétation féminine) no festival de Cannes 2008 com o filme “Linha de Passe” de Walter Salles. O impacto do espetáculo junto ao público não podia ter sido dos melhores, alguns disseram: “essa peça valeu a pena!” “posso voltar amanhã?”

27/11
CÉU é SHOW
Célia

       Recebemos neste dia a magistral cantora Célia que interpretou com profundidade e experiência diversos sucessos inesquecíveis da MPB. Seus músicos em palco enriqueceram o show com sonoridades e arranjos muito bem concebidos. Dentre as canções escolhidas por Célia estavam “Argumento” de Paulinho da Viola , “Disritmia” de Martinho da Vila. Finalizou o show com “Minha História” composição de Lucio Dalla (ITA) que foi reconcebida por Chico Buarque.


Minha História
Ele vinha sem muita conversa, sem muito explicar
Eu só sei que falava e cheirava e gostava de mar
Sei que tinha tatuagem no braço e dourado no dente
E minha mãe se entregou a esse homem perdidamente

Ele assim como veio partiu não se sabe pra onde
E deixou minha mãe com o olhar cada dia mais longe
Esperando, parada, pregada na pedra do porto
Com seu único velho vestido cada dia mais curto

Quando enfim eu nasci minha mãe embrulhou-me num manto
Me vestiu como se fosse assim uma espécie de santo
Mas por não se lembrar de acalantos, a pobre mulher
Me ninava cantando cantigas de cabaré

Minha mãe não tardou a alertar toda a vizinhança
A mostrar que ali estava bem mais que uma simples criança
E não sei bem se por ironia ou se por amor
Resolveu me chamar com o nome do Nosso Senhor

Minha história é esse nome que ainda hoje carrego comigo
Quando vou bar em bar, viro a mesa, berro, bebo e brigo
Os ladrões e as amantes, meus colegas de copo e de cruz
Me conhecem só pelo meu nome Menino Jesus