Seja bem-vindo!

Muito obrigado por acessar o nosso blog!



Esperamos que ele possa trazer informações relevantes bem como contar com sua colaboração no sentido de nos enviar sugestões, opiniões e comentários. Venha nos visitar sempre, será um prazer tê-lo(a) conosco.



terça-feira, 22 de novembro de 2011

Grupo Ximbra se apresenta via Projeto VAI


Novamente o Projeto VAI ( Valorização de Iniciativas Culturais) da Secretaria Municipal de Cultura traz ao CEU Paz um excelente espetáculo, o grupo XIMBRA apresentou para a comunidade e à EJA do CEU o espetáculo “ Uma Partidança de Futebol” . A proposta é combinar danças urbanas com dança contemporânea.


Marcelo Juliano / Coordenador de Ação Cultural

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Programa Vocacional Dança e Teatro MOSTRA 2011. 19/11 às 15h.




Foi um sucesso a Mostra do Teatro e Dança Vocacional no CEU Paz.

Os vocacionados de dança com o tema Provoca-ação do artista Fernando Sérgio, apresentaram-se com a música da Ivete Sangalo – Pérola Negra, estes vocacionados também participaram do grupo do Teatro Vocacional, o espetáculo foi contagiante,conseguiram envolver a platéia.

O grupo “The Night of Boys” também participou e estão super engajados no projeto,o artista orientador Fernando Sérgio conseguiu conquistar a confiança destes “grandes meninos” (Wesley, Otávio, Djair, Jailson, Webygthon, Wagner,Jair, e Matheus) Parabéns a todos!! Vocês arrasaram. Os 02 grupos de Vocacionados de teatro e sob orientação do artista Ieltxu Martinez também mostraram seus trabalhos .O 1ª grupo com o tema “Espírito de Luz” e o 2º grupo “Romeu e Julieta” com a história moderna e atualizada para os dias atuais.

As apresentações foram excelentes e constatamos a evolução dos grupos que se expressaram ”bem soltos” e mais a vontade no palco através das linguagens artísticas.

Estavam presentes: o coordenador geral e pedagógico de dança Fábio Villardi e a coordenadora artística- pedagógica de equipe Zina Filler, além dos artistas orientadores Fernando Sérgio e Ieltxu Martinez.

É isso aí pessoal, continuem participando do Programa Vocacional.

Rosangela Benetti / Coordenadora de Projetos Culturais / CEU Paz

Antonio Abujamra aplaudido em pé (apreciação do espetáculo realizado em 17/11, às 20h)

Professor João Massarico recebe Abujamra no CEU Paz

“Antonio Abujamra mostrou a excelente face do comunicador, com suas provocações e introduções ao mundo da literatura e mídia, fazendo com que o público presente interagisse com os assuntos.”

(cit. prof. João Massarico / Coordenador de Projetos Educacionais / CEU Paz )

sábado, 19 de novembro de 2011

FOTOS

Confira novas fotos de eventos em nossa página no Facebook.


Festival de Natação: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.141254259313924.23733.100002880533417&type=1&l=84c2f07164

Grupo Soul Break:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.141250165981000.23732.100002880533417&type=1&l=4c60601260

I Festival de Natação do CEU Paz


Sucesso total!!!

Hoje aconteceu a 1ª Edição de nosso Festival de Natação.

Idealizado pelos nossos professores de natação Isabel Gonçalves e Altair Ramos, contou com a grande colaboração de nosso Coordenador de Esportes Brassioli, nossa Gestora, os monitores aquáticos Paula, Heryverton e Wesley, o operador de som e luz Lucas e Ulisses, professor Mailson, nossos seguranças e todos outros envolvidos.

Com divulgação ampla e convites aos CEUs vizinhos e academias, este ano contamos com a presença em massa dos alunos das academias Rattus e Peck Deck.

Além de agitar o sábado, com certeza o evento servirá de grande incentivo para o crescimento das turmas de natação.



Campeonato Interceus - Natação

No dia 16/11 nossos alunos de natação participaram do Campeonato Interceus e tiveram ótimas classificações, destacamos a participação da aluna Fabrícia que ao ser a quarta a entrar na prova de revezamento elevou a posição da equipe de 4º para 1º lugar e imediatamente foi muito elogiada pelos organizadores. Contonuem acompanhando o desempenho de nossos nadadores.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

VISITA AO MASP TRAZ SURPRESAS




Sexta-feira nossos alunos visitaram o MASP e demonstraram grande interesse pela arte e pelo desenvolvimento cultural.
Qual não foi nossa surpresa ao serem indagados sobre algumas curiosidades do museu. Nossos alunos surpreenderam o guia que os acompanhou desde o início da visita. Versaram sobre artistas como Van Gogh, Tarsila do Amaral, Renoir, dentre outros.
Nossos alunos estão de parabéns pelo comportamento exemplar demonstrado naquele local.
Uma curiosidade foi o CEU Paralheiros comparecer ao MASP no mesmo dia, o que pareceu unir o norte e o sul da cidade em um único local.

MOSTRA 2011 DE DANÇA E TEATRO VOCACIONAL


Ieltxu Martinez e Fernando Sérgio apresentam a Mostra 2011 de Dança e Teatro do Projeto Vocacional do CEU Paz. Será no próximo sábado,dia 19/11 às 15h.

Marcelo Juliano / Coordenador de Núcleo Cultural

Antonio Abujamra em “A Voz do Provocador”


O CEU Paz recebe nesta quinta-feira dia 17/11, às 20h, o grande ator Antonio Abujamra em “A Voz do Provocador”.

Estão todos convidados, acima de 12 anos. A peça faz parte do circuito CEU é Show promovido pela SME.

Não será necessário retirar ingressos, porém a entrada se dará por ordem de chegada, após a entrada do EJA e do Colégio João Amós que reservaram antecipadamente seus lugares.

Marcelo Juliano / Coordenador de Ação Cultural

ANTONIO ABUJAMRA

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ESCRITORA NA BIBLIOTECA



Nesta última quarta-feira (09-11-11), tivemos o prazer de receber em nossa biblioteca a escritora Helena Gomes, com seu mais recente lançamento “Tristão e Isolda” , num bate bato muito agradável, que contou com a participação dos alunos da EMEF, professores e bibliotecários.
Foi um bate papo muito agradável, com direito até a autógrafos.

Por Zulmira Andrade
Coordenadora de Biblioteca

CANCELAMENTO DO SHOW DE MALLU MAGALHÃES

Não haverá o show de Mallu Magalhães e Banda Stragos neste sábado, 12 de novembro, cancelado por motivo de saúde da cantora.

Marcelo Juliano
Coordenador do Núcleo Cultural

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

1º BRASILEIRÃO CEU PAZ



Hoje foi a final do 1º Brasileirão categoria sub-16 CEU Paz e o campeão foi o Atlético - MG.
Todo esse esforço foi alcançado após 14 rodadas.
O professor e orientador Ronaldo Neves parabeniza a equipe ganhadora pela competência e atitude dos jogadores:
Paulo Marcos
Caique
Bruno
Gilberto e
Paulo Henrique
Parabéns a todos que participaram assiduamente deste evento.

Semana Ticket Cultura




BICHOS DO BRASIL

CIA PIA FRAUS

10/11/2011 às 11h e 14h

O espetáculo “Bichos do Brasil” da Cia Pia Fraus contou com a presença de 100 crianças convidadas da Creche Jd. Princesa, da tia Lourdes (veja na foto a expressão de alegria de uma das crianças), além da EMEI e CEI do CEU Paz.

Os convidados tiveram sorte, escolheram o melhor do melhor no que se refere a Teatro de Bonecos, a CIA PIA FRAUS é premiadíssima seja no Brasil como no exterior.

O espetáculo Bichos do Brasil retrata a fauna brasileira associando livremente a ritmos brasileiros. As escolhas musicais ilustraram a rica variedade de ritmos e suas danças: Samba, Bossa-Nova, Frevo, Baião, Pífaros do Nordeste e Cultura Indígena. Professores elogiaram as escolhas que o Núcleo de Ação Cultural vem fazendo. Nós é que agradecemos a presença mais que preciosa do CEI , da EMEI , EMEF e EJA em quase todos nossos eventos; o ano de 2012 foi muito fértil.O público vem crescendo muito.

por Marcelo Juliano

Núcleo de Ação Cultural: Marcelo Juliano, Rosangela Benetti e Isabel Mansur


CEU Paz

THEATRALHA CIA apresentou:



O Homem que Calculava

8/11 às 14h e às 20h

1 – CONTEXTO HISTÓRICO


A história de O HOMEM QUE CALCULAVA se passa durante o apogeu do Império Muçulmano, entre os séculos 11 e 12, quando os árabes dominaram quase toda a Europa, e Bagdá era a principal cidade do mundo árabe, com um milhão de habitantes. Durante essa época, os árabes tiveram grande importância em vários ramos de conhecimento: na matemática, na medicina, nas artes de um modo geral (a tapeçaria persa, os arabescos, a arquitetura árabe). Desse período, restou na Europa uma forte herança cultural, que se reflete até hoje, principalmente na música e na arquitetura de Portugal e Espanha.

2 – A RELIGIÃO MUÇULMANA

Malba Tahan, dotado de um espírito ecumênico, mistura na sua obra citações bíblicas e do Alcorão. Os adeptos do islamismo (que vem da palavra islã = resignação, ou seja, total submissão à vontade de Deus) são chamados também de muçulmanos (que significa crentes) e de maometanos, (seguidores de Maomé, que fundou a religião muçulmana no ano de 622 depois de Cristo). O Corão ou Alcorão é o livro sagrado da religião. O número de muçulmanos ultrapassa, hoje, um bilhão de pessoas. Maomé é considerado o último dos profetas, depois de Adão, Noé, Abraão, Moisés e Jesus. A religião proíbe a bebida, o jogo, a ingestão de carne de porco, e impõe severas restrições às mulheres.

3 – AS CLASSES SOCIAIS

O Califa é a autoridade suprema, e é tido como descendente direto de Maomé. Acredita-se que ele tudo ouve e tudo sabe. Seu poder é absoluto e inquestionável, e ninguém lhe dirige o olhar diretamente nem lhe dá as costas.

Um Vizir equivale a um ministro. Normalmente é um cargo de confiança, exercido por parentes ou pessoas muito próximas ao Califa. Um Grão-Vizir equivale ao cargo de um Primeiro Ministro.

Sheik é a denominação que se dá às pessoas ricas, cultas ou que por qualquer motivo sejam importantes para o povo ou para o governo.

Beduínos são povos nômades, que perambulam pelo deserto, muitas vezes assaltando e saqueando as caravanas.

4 – A SITUAÇÃO DA MULHER NO MUNDO ÁRABE

No islamismo, cada homem pode ter mais de uma esposa, desde que consiga sustentar a todas. Algumas das restrições que o Alcorão impõe às mulheres: não podem estudar, trabalhar fora de casa, ter vida social, etc. Só saem de casa acompanhadas de uma pessoa da família, e não devem se deixar ver, porisso o costume dos longos mantos e dos véus.

Muitas dessas restrições, e outras, continuam em vigor em diversos países muçulmanos, onde ainda existe o harém, local onde as mulheres ficam isoladas, e escondidas das pessoas estranhas à família.

5 – GEOGRAFIA: LOCALIZAÇÃO, CLIMA, CIDADES PRINCIPAIS, ETC.

Bagdá é hoje a capital do Iraque, onde habitaram os sumérios, 4.000 anos antes de Cristo, depois os acádios, os babilônios, os assírios e os caldeus. Por volta do ano 1000d.C. era a maior cidade do planeta. Situa-se às margens do Rio Tigre, a única região que não é desértica em todo o país. No deserto, num mesmo dia pode-se passar de uma temperatura de 40 graus, debaixo do sol, para zero graus à noite. A água é rara, assim como a vegetação, que só são encontradas nos oásis, pequenas áreas encravadas no meio da imensidão de areia.

6 – A MATEMÁTICA NO DIA A DIA

A matemática está presente em todos os momentos da nossa vida, muitas vezes de forma imperceptível. Atravessar uma rua, fazer compras, cozinhar, etc., são atividades que, como uma infinidade de outras, envolvem conceitos matemáticos. Observar as palavras do personagem Beremiz Samir: o pintor que traça as proporções e as retas, o poeta que conta os versos e mede a cadência das sílabas, e até o mais humilde trançador de esteiras, todos são bons e hábeis calculistas.

7 – A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO E O CONFLITO ENTRE A FORÇA E A SABEDORIA

Um dos conflitos básicos da humanidade. Nem sempre a força tolera a sabedoria, que quase sempre a desmascara. Se num primeiro momento a força bruta muitas vezes prevalece, ao longo do tempo a vitória é sempre da sabedoria. Na peça, a força bruta do General Tara-Tir é vencida pela força dos conhecimentos de Beremiz Samir, o calculista.

No mundo atual, o conhecimento é cada vez mais importante, e essencial para gerar melhores oportunidades numa sociedade onde a concorrência e os desafios são constantes.

8 – A MATEMÁTICA COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO

Malba Tahan defende que o estudo da matemática nos torna mais hábeis não apenas para a utilização dos números nas coisas práticas da vida, mas também para o exercício do raciocínio e do pensamento abstrato, para as artes em geral, e até mesmo para o desenvolvimento da espiritualidade, pois a matemática busca sempre aquilo que é certo e o que é belo.

9 – MALBA TAHAN – o escritor brasileiro que se passou por árabe: consultar a biografia existente no programa da peça e no site www.theatralha.com.br

10 – CENÁRIOS E FIGURINOS

Os cenários e figurinos da peça sugerem imagens características das regiões árabes: o deserto, os minaretes (torres das mesquitas), a delicadeza da arte decorativa árabe. O piso em xadrez estilizado destaca a cena do jogo de xadrez entre o Califa e o calculista, onde os homens são associados às peças do jogo e a nossa vida ao tabuleiro onde nos movimentamos: o que seremos no fim do jogo depende dos rumos que tomamos e de quem nos cercamos no desenrolar de cada jogada.

Os figurinos são típicos e calcados nos trajes tradicionais: turbantes, mantos, véus. Observar que cada personagem tem uma cor predominante.

11 – MOVIMENTAÇÃO DAS PERSONAGENS

A movimentação de algumas das personagens é coreográfica, e calcada no Tai-Chi, ou Tai-Chi-Chuan, uma modalidade de exercícios chineses para a contenção da ansiedade, equilíbrio energético, etc. Notar que cada personagem da peça tem uma movimentação e uma postura características. No caso de Telassim, há uma mistura de Tai-Chi e dança do ventre, uma tradição milenar dos árabes, que exalta a sensualidade como forma de arte.

12 – PERSONAGENS PRINCIPAIS

Toda a ação gira em torno de Beremiz Samir, o pastor de ovelhas que se torna um famoso calculista. Outras personagens importantes: Hank Tade Maiá, o viajante; Grão-Vizir Ibrahim Iezid, pai de Telassim, com quem Beremiz vem a se casar, e o Califa Al-Motacém Bilah. O vilão da história é o General Tara-Tir, que se impõe como candidato a desposar Telassim.

FONTE: site da THEATRALHA CIA

Marcelo Juliano

Núcleo de Ação Cultural

SOUL BREAK NO CEU PAZ



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Grupo Parlapatões encanta o CEU



O Teatro do CEU Paz talvez nunca tenha ficado tão repleto de quantidade de espetáculos, provenientes de diversas iniciativas culturais, além daquelas promovidas pelo próprio Núcleo de Ação Cultural do CEU Paz ( Rosangela Benetti, Isabel Mansur e Marcelo Juliano estão super afinados ).Nesta sexta feira quem brilhou no palco foi o grupo Parlapatões com o espetáculo Parlapapá. O Teatro lotou com a EMEI e EMEF.
Veja as fotos. No final do espetáculo o grupo Parlapatões, de tanta emoção acabou levando as chaves do camarim embora.Mas até descobrir aonde estavam as chaves cinco dias passaram-se, noites de insônia!!



Marcelo Juliano


Núcleo de Ação Cultural

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

5ª SEMANA TICKET CULTURA E ESPORTE



Sábado, dia 5 aconteceu a 5ª Semana Ticket Cultura e Esporte com muitas atrações e atividades desenvolvidas por profissionais gabaritados e muitos esportistas do Esporte Clube Pinheiros.
Atrações como peças de teatro, cinema e muita piscina num dia com muito sol e alegria.
Nossos agradecimentos aos profissionais que com tanto cuidado e dedicação trouxeram tanta animação para esta comunidade.
E ainda tem mais:
dia 7 de novembro - 14h - Brasil Animado (livre)
dia 9 de novembro - 10h - Gui, Estopa e a Natureza (livre)
dia 10 de novembro - 11h e 14h - Bichos do Brasil (livre)
dia 11 de novembro - 15h Cocoricó e 20h As Melhores Coisas do Mundo (14 anos)
Venha participar

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

BANDA STRAGOS ABRIRÁ O SHOW DE MALLU MAGALHÃES



Será dia 12 de novembro, às 16h, sábado próximo, o projeto CEU É SHOW traz desta vez Mallu Magalhães.
O grupo Stragos do Jardim Damasceno que tem se destacado em sua trajetória abrirá o show da cantora.
O teatro do CEU Paz conta com 450 lugares, divulguem e tragam os amigos, venham prestigiar a banda Stragos e apreciar boa música.
A banda de rock Stragos, dos irmãos Amaral, Birro, Fran e Kuka, tem sete anos de estrada na cena independente e está prestes a gravar o seu segundo CD com uma novidade: a substituição de um “estragador” na turma. Diego passou as baquetas para o novo baterista Rafah Beni.
Mallu Magalhães é apontada como revelação da música brasileira, sendo aclamada por publicações como Rolling Stone Brasil, Revista Trip e Bravo! pela sua precocidade, espontaneidade e talento para compor e cantar tanto em inglês como em português.

Marcelo Juliano



Núcleo de Ação Cultural



CEU PAZ

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

1º BRASILEIRÃO CEU PAZ


Hoje saiu a equipe vencedora do 1º Brasileirão CEU Paz; foram 6 equipes de futsal sub-12 que jogaram turno e returno num total de 11 rodadas entre 20 de setembro e 3 de novembro.
E a equipe vencedora foi o Bahia cujos jogadores são:
- Carlos Henrique
- Danilo
- João Paulo
- Douglas
- José Daniel
O professor e orientador Ronaldo Neves parabeniza todos os atletas envolvidos.

Companhia Giz de Cena em “meio-dia panela vazia”

O grupo apresentou neste final de semana , dias 28 e 29 de outubro, um espetáculo pleno de sentidos, música boa e composta pelo grupo, coreografia limpa, figurinos super pertinentes ao universo retratado.

Todas elas cantam ou tocam além de dançarem e representarem muito bem. As crianças participam do espetáculo com curiosidade e fantasia. A Companhia ganhou a lei do Fomento da SMC.

Marcelo Juliano

Núcleo de Ação Cultural

MALLU E BANDA STRAGOS NO CEU